ASTERACEAE

Lepidaploa chamissonis (Less.) H.Rob.

Como citar:

Tainan Messina; Miguel d'Avila de Moraes. 2012. Lepidaploa chamissonis (ASTERACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

NT

EOO:

360.572,639 Km2

AOO:

112,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

Ocorre em Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Santa Catarina (Dematteis; Almeida, 2010).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Tainan Messina
Revisor: Miguel d'Avila de Moraes
Categoria: NT
Justificativa:

A espécie ocorre nos Estados deMinas Gerais, São Paulo, Paraná e Santa Catarina, com EOO de 319.535 km² e AOO de 112 km², em mais de 10 locais em situação de ameaça. Embora fora dos limites devulnerabilidade, por habitar o Cerrado, sofre pressão por degradação ediminuição de seu habitat. Sugerimos estudos populacionais.

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Subarbusto coberto por indumento alvo-incano, apresenta capítulos pequenos com 15-20 flores e organizados em panículas escorpióides (Baker, 1873).

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

Ecologia:

Biomas: Mata Atlântica
Fitofisionomia: Floresta ombrófila densa, restinga e campo cerrado (Teles et al., 2009; Steiner et al., 2010).
Habitats: 1.9 Subtropical/Tropical Moist Montane, 1.6 Subtropical/Tropical Moist Lowland, 3.6 Subtropical/Tropical Moist
Detalhes: Subarbusto perene, encontrado em vegetação campestre do Cerrado, restinga e borda de floresta ombrófila. Fértil durante o ano todo, polinizado por insetos e dispersado pelo vento (Borges, com. pessoal).

Ações de conservação (2):

Ação Situação
1.2.1.2 National level on going
Citada no Anexo II da Lista de Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção do Brasil (MMA, 2008) e na Lista da Biodiversitas de espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção na categoria "Criticamente em perigo" (CR) (Biodiversitas, 2005).
Ação Situação
4.4 Protected areas on going
Ocorre no P.E. Lago Azul, Campo Mourão, Paraná (CNCFlora, 2011).